Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 58
Data de inscrição : 26/06/2018
Ver perfil do usuáriohttp://sobreviventes-ti.forumeiros.com

[Redes] Cabeamento estruturado

em Seg Jul 09, 2018 10:25 am
Cabeamento estruturado, o que é?


Implantado apenas em 1991 o [url=https://wps.digital/infraestrutura/1/cabeamento-estruturado?utm_source=blog&utm_campaign=cabeamento estruturado]cabeamento estruturado[/url] veio da necessidade de adaptação e integração à rede de fiação. Para que fosse possível conexão e transferência com todas as sinalizações de dados, multimídia e telefonia, através dos mesmos cabos e estruturas.
De forma simplista o cabeamento estruturado revolucionou a organização de sistemas de cabeamento através de redução de custos, fácil manutenção, diminuí o risco de falha humana e tornando o tempo de resposta das conexões muito menor.

Os principais elementos desse sistema são: cabo horizontal (que corre horizontalmente entre o chão e o teto), o cabo vertical, troncal ou backbone (que interliga diversas divisões) e a sala de telecomunicações (com os equipamentos de telecomunicações).
Ou seja, o [url=https://wps.digital/infraestrutura/1/cabeamento-estruturado?utm_source=blog&utm_campaign=cabeamento estruturado]cabeamento estruturado[/url] é uma rede física que pode combinar cabos UTP, blocos de conexão e adaptadores, entre outros elementos que permite ser instalado ou modificado sem necessidade de conhecimentos prévios sobre os produtos que serão utilizados sobre ele.

COMO FUNCIONA


cabeamento estruturado possui um cérebro único a MDA (Main Distribuition Area) que é a parte principal de distribuição de dados, ao cérebro que todas as conexões são feitas e podem ser facilmente manejadas/reparadas com intermédio de um patch panel onde todos os aparelhos são conectados. Nesse sistema todos os aparelhos permanecem conectados de forma organizada e funcional, diferente do sistema point to point com suas ligações isoladas.


A instalação de cabeamentos estruturadospode ser feita com cabos de cobre de par torcido ( ideal para redes de tipo IEEE 802.3), com cabos de fibra óptica ou ainda com cabo coaxial. Fatores como extensão do cabeamento, a segmentação do tráfico, a possível aparição de interferências electromagnéticas e a eventual necessidade de instalar redes locais virtuais devem ser levados em conta nesse momento para avaliação e desenvolvimento do projeto.

VANTAGENS EM RELAÇÃO À POINT TO POINT


A empresa que vive em constante desenvolvimento e crescimento precisa de confiabilidade, segurança e flexibilidade. Seja na sua equipe ou na sua estrutura base. É preciso se adaptar à baixo busco e rapidamente às mudanças do mercado frequentes e é isso que o Cabeamento estruturado oferece.


Adaptação descomplicada à mudanças rápidas de tecnologia : Microcomputadores mais velozes, serviços integrados de voz e dados, redes locais de alta velocidade;


  • Infra-estrutura de telefonia privada adequada para novas tecnologias;
  • Não causa saturação de dutos, canaletas e outros suportes de cabeamento;
  • Flexibilidade total para mudanças e reparos;
  • Cabeamento reaproveitável com novas tecnologias;
  • Suporte técnico independente de fabricantes;
  • Redução de custos, tanto na implementação quanto na manutenção.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum